Blog

Home > MMN  > SCI: vantagens e desvantagens

Fala galera, continuando nossa série, na qual estamos analisando o plano de marketing dos principais cases do Marketing Multinível brasileiro, a escolhida de hoje foi a SCI, analisaremos a sua APN de 2017 (digo isso porque os planos podem mudar). Em sua apresentação a empresa intitula-se como genuinamente brasileira. Segundo dados fornecidos na apresentação ela foi fundada em janeiro de 2014, na cidade de Piracicaba, estado de São Paulo, com a ideologia de divisão de lucros no consumo de produtos de alimentação básica, desta forma foi criado o Sistema de Consumo Inteligente.

A SCI está inserida no setor de alimentação, segundo o último relatório da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos) o setor cresceu 9,36%. Como já citamos em nosso blog, é fundamental analisar o setor da empresa a ser pesquisada. Como alimentação é um setor que dificilmente para de crescer (pelo simples fato que as pessoas continuam se alimentando) podemos dizer que o negócio está bem colocado no mercado, além de estarem trabalhando com produtos que são consumidos mensalmente e até mesmo diariamente, fato que que é fundamental para sucesso da maioria das empresas que atuam com o MMN. Outro ponto que fica claro é que a SCI não é uma pirâmide financeira, já que se trata de um sistema baseado em consumo de produtos.

O Plano de Marketing

A análise realizada foi no plano de 11/10/2017, ou seja, está atualizado.

Bônus de Adesão (Indicação direta e indireta)

O valor do pacote de adesão da empresa é R$ 65,00, deste valor R$ 30,00 é distribuído na rede do 1º ao 6º nível, ou seja, R$ 5,00 por nível. Podemos citar dois pontos aqui, o ponto positivo é que pelo fato do valor de adesão ser baixo e se tratar de uma compra de alimentos, a facilidade de trazer mais pessoas ao negócio é maior, por outro lado o valor dado na indicação DIRETA é um pouco baixo se comparado com outras empresas de MMN, aqui o patrocinador que indicou a pessoa recebe apenas R$ 5,00, ou seja, para recuperar seu investimento com este bônus teria que indicar 13 pessoas, normalmente ao indicar 4 pessoas você já recupera seu investimento inicial (na maioria dos planos de marketing do mercado).

Bônus de Consumo (Kit de Ativação Mensal)

De acordo com o plano atualizado da empresa, para se manter ativo no sistema é necessário todos os meses comprar um dos 8 tipos de kits disponibilizados pela empresa, todos os kits tem o custo de R$ 215,00 (apesar do valor ser abaixo da média nacional de uma cesta básica, os kits são reduzidos e não se comparam com uma cesta básica comum, portanto, deve-se analisar o custo x benefício de cada kit). Aproximadamente 15% do valor do kit é distribuído neste bônus (este tipo de bônus em outras empresas repassa para rede em média 20% do valor da ativação mensal, aqui está um pouco abaixo da média de mercado, mas continua sendo um percentual bom), ao todo considerando uma rede que tenha 10 níveis, o máximo distribuído é R$ 30,50 (dos R$ 215,00).

Este bônus é pago sobre a rede, e devemos atentar para o formato da matriz, que aqui tem o formado 3×10, ou seja, a lateralidade máxima é de 3 posições e a profundidade de pagamento de bônus é no máximo em 10 níveis. Aqui contamos com o sistema de derramamento, onde quando seu 1º nível fecha com 3 pessoas, a partir da 4ª, inicia o derramamento (ou transbordo como também é chamado) para os níveis abaixo.

O bônus gerado pelo consumo de cada kit é pago do 1º ao 10º nível, sendo este o bônus da empresa que promete um ganho mensal, ou seja, seria o “salário” de quem decidir se dedicar ao negócio. Em um mundo perfeito, o ganho mensal pode chegar até a R$ 215.595,00, porém, este mundo é muitíssimo difícil de ser alcançado (para não dizer impossível), visto que para isso acontecer seria necessário 100% de toda sua rede até o 10º nível estar em dia com sua ativação mensal (segundo estatísticas mais otimistas apenas entre 30% a 40% da rede se mantém ativa todos os meses), lembramos também que do 1º ao 10º nível, estamos falando de um total de 88.572 pessoas (é gente pra caramba!).

Porém, não é necessário ganhar R$ 215 mil por mês para dizer que um negócio é bom, na SCI com 100 pessoas ativas na sua rede entre o seu 1º e 6º nível, é possível ter um ganho médio mensal perto de R$ 6.500,00. Aqui eu pergunto, quem gostaria de ter uma renda mensal dessa? Levando em consideração a média onde apenas 30% das pessoas pagam sua ativação mensal, para ter 100 pessoas ativas, seria necessário ter aproximadamente 330 ao todo em sua rede.

Mesmo parecendo ser um bom negócio (de fato achamos que é), para quem está iniciando no mundo do Marketing Multinível não é tão simples construir uma rede com 100 pessoas consumindo. Os marqueteiros mais conceituados e os grandes líderes deste negócio vão dizer que é fácil, porém, eu pergunto para vocês: No primeiro MMN que fizeram em sua vida, foi fácil construir uma rede dessas?

Conclusão: é um bônus atrativo para formar uma renda extra mensal, porém, para ter ganhos significativos aqui é necessário ter uma rede relativamente grande. A grande vantagem é o ramo do negócio, onde trata de produtos de consumo básico, ou seja, todos precisam consumir (querendo ou não) e aqui mesmo que não tenha um grande ganho, não estará “gastando” muito mais do que gastaria mesmo sem participar do negócio (é a questão de analisar o custo x benefício do kit de consumo mensal).

Participação dos Lucros (ou PL’s)

A SCI trabalha com o conceito de divisão de seu faturamento com sua rede, o que é muito bacana, afinal, quem não gostaria de participar dos ganhos da empresa onde trabalha? A participação de lucros aqui é mensal e é dividida em 4 fatias, ou seja, é pago para 4 grupos diferentes de pessoas. Através das PL’s, você pode ter um ganho mensal adicional de R$ 215,00 (o que já faz com que sua ativação mensal fique “gratuita”) até uma participação direta na venda global de toda empresa (aqui fica difícil estimar o valor em que isso pode chegar).

Em primeiro lugar temos o PL2. Para estar apto a receber você precisa ter 10 pessoas com consumo mensal em dia entre o seu 1º e 3º nível, você recebe um bônus fixo de R$ 215,00 no mês em que a atingir esta meta.

Depois temos a PL3. Semelhante a anterior, porém aqui a regra é ter 30 pessoas ativas entre seu 1º e 3º nível. Se analisar entre seu 1º e 3º nível, pela matriz fechada, pode existir no máximo 111 pessoas, ou seja, para atingir esta meta, é necessário que aproximadamente 30% de sua rede até o 3º nível esteja ativa (lembrem da média falada anteriormente e veja que para atingir esta meta, você estará no limite da média). Aqui você recebe um bônus fixo de R$ 1.500,00 no mês em que a atingir a meta.

PL Liderança, já estamos falando de um grupo de pessoas que já está com uma boa rede formada (ou seja, falamos de líderes de verdade aqui, e um líder não é forjado do dia pra noite). Como recompensa ao esforço de seus líderes, a SCI libera R$ 2,00 de cada adesão e R$ 2,00 de cada kit consumido, de uma forma global, para este grupo. Estes valores não devem ser baixos se pararmos para pensar no faturamento mensal da empresa, e para ganhar uma fatia deste bolo, é necessário atender a seguinte regra: 273 pessoas ativas da sua rede do 1º até o 6º nível (também aprox. 30% da rede até o 6º nível).

PL Liderança Executiva, aqui falamos de um grupo “seletíssimo” de pessoas, visto que Líder Executivo é a graduação máxima da empresa. Além de participar de todas as PL’s anteriores, aqui você recebe R$ 1,00 de cada adesão e R$ 0,50 de cada kit consumido. Qual a regra? Ter 436 pessoas ativas em sua rede do 1º até o 6º nível. Por que falamos que é um grupo muito seleto? Até o 6º nível você tem no máximo 1092 pessoas na sua rede, ou seja, é necessário que mais de 40% de sua rede esteja ativa (o que já está 10% acima da média).

Conclusão: Os ganhos são muito bons, visto que à partir da primeira PL, você já pode “ganhar de graça” sua ativação mensal. Porém, é um bônus onde só quem realmente se dedica pode ganhar, visto que em todas as PL’s, é necessário que aproximadamente 30% das pessoas de sua rede estejam ativas (e 30% é o limite da média de pessoas que se mantém ativas todos os meses em um MMN).

 

Plano de Carreira

O plano de carreira da SCI é bem simples, por seis níveis de graduação, os prêmios variam de um PIN de reconhecimento (broche) + Certificado até uma viagem para sede da empresa + cruzeiro marítimo em suíte com varanda (e com acompanhante!).

A primeira graduação é atingida ao ter 12 pessoas com consumo ativo entre o 1º e 3º nível, enquanto a maior graduação, que é o Líder Executivo, exige 436 pessoas ativas na sua rede do 1º até o 6º nível.

A empresa também oferece materiais de apoio, todas as segundas-feiras tem vídeo conferência e as quintas tem APN. Além disso o afiliado conta com a “TV SCI”, Flip Chart, Revistas e Redes Sociais.

Conclusão…

A empresa emprega um plano de marketing enxuto e atrativo. Está inserida em um ótimo ramo de negócio (consumo básico podemos dizer que é um dos melhores ramos para se trabalhar o MMN) e parece estar comprometida com a sustentabilidade e com o treinamento dos seus afiliados.

Se levar em consideração o CONSUMO INTELIGENTE, é uma das melhores empresas para se trabalhar. Por outro lado, se tem a intenção de ganhar MUITO dinheiro e mudar de vida, este caminho pode ser um pouco longo por aqui.

É isso pessoal, hoje ficamos por aqui, te esperamos no próximo artigo, até la!